Categoria:   Doutorado
Unidade: FE
# Natureza Autores da Unicamp Ano DOI Título Autores
1 MAR - Metodologias Artísticas Relacionais
  • Annaline Curado Piccolo
  • 2 AULA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) COMO LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA PAULISTA: POSSÍVEIS REFRAÇÕES NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.
  • Elisabete Aparecida Rampini
  • 3 LEITURA PSICANALÍTICA DO HUMOR E SOBREVIVÊNCIA PSÍQUICA: INVESTIGAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
  • Fernanda Donnabella Orrico
  • 4 As concepções docentes a respeito do ensino da geometria: da invisibilidade curricular à (in)compreensão de seus saberes
  • Fernanda Tuxen Azevedo
  • 5 HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO CAMPUS DA UFPA EM ALTAMIRA: FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROJETOS EM DISPUTA
  • Itamar Zuqueto Serra Neto
  • 6 SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO ANCESTRAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA AMAZÔNIA PARAENSE
  • Ivete Brito e Brito
  • 7 FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PAÍSES AFRICANOS: O CASO DE ANGOLA, CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
  • Janice Raquel Sança Gomes
  • 8 INTERESSES DE CLASSE NO CONFLITO ENTRE SECUNDARISTAS E GOVERNO DE SÃO PAULO NAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS DE 2015
  • Jose Osvaldo Xavier de Souza Filho
  • 9 EDUCAÇÃO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA “ESCOLA DA ESQUINA” NARRADAS POR SEUS PROTAGONISTAS.
  • Juliana Gomes Santos da Costa
  • 10 Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Estudo Comparativo da Gestão Internacionalização do CEETEPS e IFSP
  • Juliana Ribeiro de Lima
  • 11 O PODER DO RISO NO DIÁLOGO DE ADOLESCENTES NA ESCOLA: RUPTURAS, CONFLITOS E CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL
  • Juliana Soares de Oliveira
  • 12 CTRL + ALT + T(ECNOPOLÍTICAS): UM LABORATÓRIO DE CINEMA NA (LUGAR-)ESCOLA PÚBLICA
  • Katharine Rafaela Diniz Nunes
  • 13 A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA, A ORGANIZAÇÃO E AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE: A EMPRESA COGNA EDUCAÇÃO
  • Rosangela da Silva Pardo
  • 14 ESCOLAS DO MST NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NASCEM AS ESCOLAS DO CAMPO CAPIXABA
  • Sebastião Ferreira
  • 15 Características e Tendências das Práticas Escolares de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental propostas por dissertações e teses brasileiras (1972-2018)
  • Silvana Roberto Tonon
  • 16 SABERES DOCENTES: O QUE NARRAM OS PROFESSORES INICIANTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE SUAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ALTAMIRA-PA?
  • Suzanny da Silva Lima
  • 17 PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS E ILHA INTERDISCIPLINAR DE RACIONALIDADE: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
  • Vanessa Maria de Souza
  • 18 TECENDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: Associativismo pedagógico e as práticas educativas da União Artística Operária Florianense (1920-1957)
  • Alba Patricia Passos de Sousa
  • 19 catimbó zen: existências compartilhadas - uma filha da folha e os exus zambarado e calunga da calunga grande em arte, clínica, educação, alegria e cura
  • Alcidéia Margareth Rocha Trancoso
  • 20 JOVENS EVANGÉLICOS E SUAS RELAÇÕES COM A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
  • Ana Beatriz Gasquez Porelli
  • 21 CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A REGULAÇÃO EMOCIONAL E PARA O ENSINO NO CONTEXTO REMOTO EMERGENCIAL
  • Ana Cecília de Medeiros Maciel
  • 22 A SOLICITAÇÃO DO MEIO PELA LITERATURA E A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS LÓGICAS ELEMENTARES E INFRALÓGICAS DE ESPAÇO
  • Ana Lúcia Pinto de Camargo Meneghel
  • 23 TRAZENDO OS FRUTOS PARA DEBAIXO DA ÁRVORE: ESCUTA DE MÃES SOBRE SEUS FILHOS SURDOS E A ESCOLA.
  • Ana Paula Carra Tuschi
  • 24 Félix Guattari & a Educação: o funcionamento micropolítico da máquina escolar capitalista
  • André Campos de Camargo
  • 25 Educação nosdos terreiros: conhecimentos forjados nos itans da Yás Odés
  • Marta Ferreira da Silva
  • 26 Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro - computador
  • Mirela Campos do Amaral
  • 27 O FUTURO ANCESTRAL E O (MATRI) GESTAR POTÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: ENTRE MOÇAMBIQUE E BRASIL
  • Monalisa Aparecida do Carmo
  • 28 Nós já estamos no oceano, mas não conseguimos ver ... HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUA INGLESA EM ALTAMIRA-PA: as táticas no estágio e os imprevistos – antes e em tempos de pandemia
  • Odília Cardoso
  • 29 RESISTÊNCIA ÉTNICA É RESISTÊNCIA DE VIDA: contracondutas revolucionárias em arte.
  • Olivia Pires Coelho
  • 30 PRONERA NO NORTE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA POLÍTICA SOCIAL DE QUALIFICAÇÃO PARA OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA
  • Oséias Soares Ferreira
  • 31 PANDEMIA E ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: uma análise dos impactos da formação inicial e continuada de novos professores
  • Osorio Augusto de Souza Neto
  • 32 EXPERIÊNCIAS FILOSÓFICAS E LITERÁRIAS ENTRE PESCADORES DE MANJUBA DE IGUAPE, LITORAL SUL DE SÃO PAULO
  • Paulo Cesar Franco
  • 33 Práticas educativas, de divertimentos e sociabilidades junto à natureza da “Nova” Campinas (1934- 1955)
  • Rachel Ramos de Souza
  • 34 A DIALÉTICA DO CURRÍCULO E OS ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PRODUÇÃO CURRICULAR
  • Ribamar Nogueira da Silva
  • 35 Análise histórica do processo de institucionalização da Universidade Estadual de Campinas de 1966 a 1981
  • Ricardo Adriano de Andrade
  • 36 ChatEduc – Uma Plataforma de Chatbot para autoavaliação e apoio à formação de Competências Digitais nos Educadores
  • Rômulo José Franco
  • 37 A DIALÉTICA NECESSÁRIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA: o que nos revelam as experiências paranaenses sobre a implementação da pedagogia histórico-crítica
  • Leonete Dalla Vecchia Mazaro
  • 38 O Teatro do Oprimido e a metodologia MEET (Medical Education Empowered by Theater): caminhos possíveis para identificar opressões na formação médica
  • Leticia Rodrigues Frutuoso
  • 39 De Minha Pele ao Trabalho docente com Imagens: Escritas do Encontro Entre Professores e Cinemas
  • Lídia Lobato Leal
  • 40 CATARSE, DRAMA E PEREJIVÂNIE NA OBRA DE L. S. VIGOTSKI: UMA INTERLOCUÇÃO CONCEITUAL ATRAVÉS DA CRÍTICA DE ESPECTADOR POR MEIO DO CINEMA
  • Livia Palhares Pozza
  • 41 OS IMPROVÁVEIS: trajetórias de meninos pretos de classes populares rumo ao ensino superior
  • Luciana Aparecida de Miranda
  • 42 POLÍTICAS CURRICULARES e CURRÍCULO: TENSÕES E CONTRADIÇÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO
  • Mara Suzany Romano Bérgamo
  • 43 RELAÇÕES DE PODER NO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DO ISCED DE LUANDA (2019 - 2024)
  • Marcelino Mendes Curimenha
  • 44 GESTÃO PÚBLICA DELIBERATIVA DA EDUCAÇÃO À LUZ DE JÜRGEN HABERMAS
  • Marcelo do Nascimento
  • 45 IMPERIALISMO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM RONDÔNIA (2003-2023): A EXPANSÃO DESCOMUNAL DAS IES PRIVADAS E A DOMINAÇÃO UNILATERAL DOS MONOPÓLIOS EMPRESARIAIS.
  • Márcio Marinho Martins
  • 46 RESPEITA AS MINA! A CONSTRUÇÃO DOS REPERTÓRIOS FEMINISTAS DAS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA PERIFERIA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO
  • Maria Efigenia Ribeiro Pereira
  • 47 EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: A FAMÍLIA PRESENTE NA ESCOLA
  • Mariana Yuki Kamada
  • 48 MEMÓRIAS E PRÁTICAS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS NIPO-PARAGUAIAS:REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS EM COMUNIDADES DE MIGRANTES
  • Markley Florentino de Carvalho
  • 49 GOVERNANÇA CORPORATIVA GLOBAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: IMPLICAÇÕES PARA O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO
  • Camilla Croso Cunha da Silva
  • 50 EDUCAÇÃO ESTÉTICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: (TRANS)FORMAÇÕES DA POTÊNCIA DE AGIR MEDIADAS PELAS ARTE
  • Carolina Nascimento Dias
  • 51 NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PESSOAS SURDAS SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÕES A PARTIR DOS OLHARES SURDOS
  • Cassia Sigolo
  • 52 ATUALIDADE POLÍTICO - EPISTEMOLÓGICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO FRENTE ÀS PERSPECTIVAS PÓS-MODERNAS E PÓS-ESTRUTURALISTAS NA EDUCAÇÃO
  • Clarisvaldo Silva Jango Brito
  • 53 A INSERÇÃO INTELECTUAL DE JULIO CÉSAR DE MELLO E SOUZA: MALBA TAHAN ENTRE LIVROS E PESSOAS
  • Claudiana dos Reis de Sousa Morais
  • 54 A educação em tempo integral no Brasil de 2007 a 2019: a política federal e o programa São Paulo Integral
  • Cláudio Marques da Silva
  • 55 POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E BOLSONARISMO: ALGUNS DISPOSITIVOS DE GOVERNO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS EM JOGO
  • Cristiane Perol da Silva
  • 56 A POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA ESTRUTURAÇÃO DE PLANOS DE CARREIRA: A IMPLEMENTAÇÃO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO II EM CAMPINAS-SP (2007-2011)
  • Daniel Aparecido de Souza
  • 57 Relações de ensino e apropriação da escrita pela criança: imaginação criadora em questão
  • Daniele Pampanini Dias
  • 58 Território Educativo e intersetorialidade: das campinas ao noroeste.
  • Dejanira Fontebasso Marquesim
  • 59 EDUCAÇÃO DO DIREITO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • Eduardo Sadalla Bucci